A tempos testo receitas de brownie. Essa sobremesa parece simples, mas tem uma combinação de ingredientes muito específicos e o cálculo exato do tempo no forno. Em resumo, testei muito! Mas achei a minha receita perfeita e vou compartilhar com vocês.

Segundo a Larousse Gastronomique, essa sobremesa ou lanche tipicamente americana é bem antiga. A primeira referência publicada é de 1896, no livro The Boston Cooking-School Cook Book, escrito por Fannie Merritt Farmer. Quer saber mais acesse www.thenibble.com.

Ingredientes

  • 200 g de chocolate (uso meio amargo e ao leite misturado);
  • 200 g de mateiga;
  • 18 g de cacau em pó (chocolate em pó 100%);
  • 3 ovos;
  • 100 g de açúcar refinado;
  • 10 ml de baunilha;
  • 190 g farinha de trigo.

Se quiser, é a hora de colocar uma surpresa na massa… gotas de chocolate, nozes, castanhas! Fique a vontade!

Desculpe, tem que pesar tudo sim. Derreta o chocolate, manteiga e cacau em banho maria. Em quanto isso, na batedeira bata os ovos e o açúcar até ficar bem misturado. Com a batedeira ligada no médio, vá derramando o chocolate derretido devagar, colher por colher, para não cozinhar os ovos. Quando estiver tudo na batedeira, coloque na menor potencia e acrescente a farinha aos poucos, e por último a baunilha. Quando a massa estiver bem homogenia, coloque em uma forma retangular coberta com papel manteiga e leve para assar em forno aquecido a 180 graus.

A grande questão é o tempo de forno. Com a minha forma e no meu forno, 18 minutos é a aposta mais certa. Sugiro que deixe 15 minutos e teste com o palito de dente, que tem que sair seco, mas com pedacinhos grudados nele.

Aguarde esfriar um pouquinho e use um espatula ou uma faca grande para cortar. Podem ser quadrados ou retângulos ou pequenos petiscos de 2X2cm, que acho ideal para encher um pote para as meninas pegarem como sobremesa.

Use a criatividade, transforme em uma sobremesa elaborada com sorvete de creme ou até na base para um cheese brownie cake desconstruído como esse que eu fiz no fim de semana.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *