Um dos principais atrativos para quem visita a cidade de Porto, em Portugal é a cidade de Gaia, do outro lado do Rio Porto. É em gaia que estão as loja e adegas onde podemos conhecer o provar o vinho que leva o nome da vidad visinha. E é de Gaia, que se tem a melhor vista da cidade do Porto.
Após conhecer a adega XXXX, fomos almoçar e queríamos provar a Francesinha. Versão portuguesa do sanduiche francês croque monsieur (o nosso misto quente com charme francês e nesse caso, sabor português).
Entre as muitas opções de restaurantes localizados na rua a beira do rio onde estão os atrativos turísticos.
Entramos e nos surpreendemos com a decoração verdadeiramente Nautica do lugar. O balcão é literalmente um casco de um barco. As paredes são decoradas com objetos ligados a navegação. Era cedo e ainda estava bem vazio quando chegamos. escolhemos uma mesa próxima a entrada para aproveitar a iluminação externa.
SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES
Junto com nossos guias locais, meus tios que moram em Portugal a quase 20 anos, eu e Wilson escolhemos a Francesinha. Um sanduiche feito de pão (tipo pão de forma), presunto curado, linguiça, carne assada ou bife. Tudo isso coberto de queijo derretido. Pode ser coberto de molho a base de tomate e cerveja.
Nós escolhemos a opção espacial, com ovo. Neste restaurante o recheio era um presunto, quase um baco, delicioso. Minha tia pediu sem o molho, então dá para ver melhor a montagem generosa. Todos vieram acompanhados de batata fritas e estava muito bom. Entendemos a fama super justificada deste sanduiche.
MInha mãe pediu uma aleira completa. A alheira é um embutido defumado, uma linguiça em formato de ferradura, recheada com uma pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos. Ela é servida grelhada ou assada. Neste restaurante, arroz, ovo, batatas fritas e salada.
A hipótese mais aceita sobre a origem da alheira, ela tem origem no final do século 15 por judeus que viviam no interior de Portugal que para fugir da perseguição, teriam que fingir que consumiam normalmente carne de porco. Criariam um tipo de linguiça somente com outras carnes (vitela, coellho, peru, pato) e pão.
O cardápio é super simples e enxuto. E para quem ficou curioso, o Prego no prato é um sanduiche de bife tradicional em Portugal. Aproveitamos para deixar as meninas brincarem no parquinho localizado no calçadão em frente aos restaurantes.
0 comentário