Um dos principais parques de Curitiba é o Parque Tingui. Famoso por abrigar o memorial Ucraniano o parque fica dentro da cidade e é muito fácil de ser visitado. E o melhor, é um passeio gratuito e aberto 365 do ano!

Segundo a prefeitura, o nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. Tinguí significa “nariz afinado” e este povo era combativos, com muita habilidade para execução de armas e utensílios de pedra.

Igreja Ucraniana Parque Tinguí
Memorial Ucraniano no Parque Tinguí

Memorial Ucraniano no Parque Tingui

O memorial é composto por um portal, a igreja, uma lanchonete/loja e um pequeno palco para eventos. A igreja ucraniana é uma réplica feita para mostrar a arquitetura desdte povo que faz parte da colonização do Paraná.

Ali o visitante pode entrar e observar alguns objetos da cultura ucraniana como as “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa). Quer saber mais sobre a cultura ucraniana em Curitiba, clique aqui. O memorial funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Garanto para os visitantes que o parque é bem mais que o memorial. Trilhas diversas cortam o parque onde o visitante pode encontrar natureza e um espaço de lazer bem completo.

Ciclovia, pista de corrida e caminhada, as tradicionais pontes de madeira, portais, churrasqueiras, quadra de futebol e vôlei, parquinho infantil, equipamento de ginástica, sanitários, três estacionamento e a casa da guarda municipal.

Capivaras em Curitba
Capivaras bebês encontrada no parque

São muitos espaços onde é possível sentar para fazer um piquenique e observar a fauna. As capivaras são um símbolo da cidade, e podem ser avistadas pelo parque, principalmente no lago.

Veja a família de capivara, com muito filhotinhos, que avistamos nadando em um dia quente. Já aviso, não tente tocar nos animais. Eles são muito pacíficos, entretanto podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados.

Localização

O Parque Tingui é muito grande e faz parte de um projeto mais abrangente. O projeto global prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tanguá e Barigui.

QR Code para o croqui do parque

Lendo esse QR Code acima você acessa o croqui do parque disponibilizado pela prefeitura.

Quer conhecer outros parque em Curitiba? Clica aqui e veja quais os parques selecionamos para você colocar no seu roteiro.


Como chegar no Parque Tinguí

O destaque aqui é que o parque pode ser uma das suas paradas se estiver usando o ônibus da Linha Turismo. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Outras linhas de ônibus passam próximo da entrada do parque. São elas: – Raposo Tavares, Vila Nori e Fredolin Wolf. Todas essa linhas partem da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Fonte: Prefeitura de Curitiba

O carro também é uma boa opção para quem quer conhecer toda a estensão do parque, sem gastar muito tempo.

PARQUE TINGUÍ
R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui, Curitiba – PR
www.turismo.curitiba.pr.gov.br/

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *