Fomos provar o hambúrguer alemão no Peter Pane, em Leipzig, já que não dava para chegar até Hamburgo nesta viagem. Parece que foi por ali, que o famoso bife de carne moída hoje consumido por todo o globo foi inventado. Mas a fama de comida tipicamente americana tem explicação.
A história do hambúrguer é antiga e controversa. Alguns falam que a ideia veio com o neto de Genghis Khan da Mongólia para a Rússia. Lá, virou o Steak Tartar e por volta de 1600 migrou com os russos para a Alemanha. Por fim, chegou aos Estados Unidos no século 19, vindo do porto de Hamburgo, e ganhou o nome de Hamburg Steak e começou a ser consumido entre duas fatias de pão pelos marinheiros. Confira essa cronologia completa no site What’s cooking America (em inglês).
A rede de restaurantes descolados Peter Pane está espalhada por toda a Alemanha e possui unidade na Dinamarca e na Áustria. O espaço desta unidade é super bem localizado no centro turístico e comercial da cidade.
O público é variado, mas posso afirmar que o lugar é frequentado prioritariamente pelos locais. Jovens, famílias e grupos de adultos dividem o espaço amplo e bem decorado de mesas e bancos ao redor do bar.
Sentamos em uma mesa pequena. Era um domingo a noite e o lugar estava cheio. Já nos ofereceram o cardápio em inglês, o que facilitou bastante. Pedimos cervejas e batatas fritas. Wilson escolheu uma um cerveja ao estilo pilsen e eu sempre nas cervejas de trigo
O destaque fica com a batata frita. Não para batata, que era boa, mas nada diferente de outras por ai… já o molho… o molho… Começou confuso, você pode escolher duas opções entre as 12 do cardápio. Após muita análise, escolhemos creme de parmesão e maionese de manjericão.
Para nossa sorte, a maionese havia acabado e pedimos a terceira opção da nossa lista, o creme de trufas. Não tenho como descrever aquilo! Simplesmente maravilhoso. Queria levar para casa se tivesse disponível para venda! Quase pedimos mais batata só para comer mais desta delícia.
O hambúrguer, que quase não consegui comer depois de tanta batata, foi o Schimmelreiter. Carne bovina, queijo azul Agur, tomates secos, salada de alface e rúcula. Tudo em um pão brioche super macio e temperado com maionese de alho. Uma deliciosa explosão de sabores.
O Wilson pediu o Käse-Speck. Carne bovina, queijo Bernstein com bacon crocante. Ele escolheu o pão sourdough, mas rustico, com uma casca mais dura e miolo macio, porem firme. A mistura do queijo cremoso com o bacon estava uma delícia.
O cardápio é simples e cheio de delícias. Fiquei com vontade de provar vários outros hambúrguer com ingredientes inusitados como trufas e creme de figo. Confira o menu completo em inglês aqui.
Não deixe de passar por alguma unidade desta rede durante a sua viagem para a Alemanha.
0 comentário