A cidade mais alemã do Brasil se chama Pomerode e fica em Santa Catarina. Essa pequena vizinha da famosa Blumenau tem muito charme para encantar os turistas que visitam o sul do Brasil em qualquer época do ano.

Além de aproveitar as diversas atrações turísticas e fizeram da cidade uma parada obrigatória, o visitante não pode perder as experiências culinárias e alcóolicas da cidade.

A primeira parada, localizada no meio das atrações turísticas, é a Cervejaria Schornstein. A fábrica, loja e restaurante ocupam boa parte da rua mais visitadas pelos turistas e não tem como passar por ali de dia ou de noite e não perceber o agito do local.

Nós aproveitamos o dia e almoçamos no restaurante da fábrica, que é mais antigo que o prédio grande que abriga a loja. Conhecemos o local em 2008, quando fomos à cidade pela primeira vez.

O cardápio não é extenso, mas tem opções de lanches, sopas e petiscos para acompanhar o kit de degustação com sete opções da casa em copos de 50 ml. Para quem quer conhecer as bebidas da marca antes de comprar, é uma ótima pedida.

O Wilson foi de hambúrguer com toque local. O Lanche Germânico usa pão alemão, hambúrguer com uma mistura de carne de boi, cordeiro e linguiça blumenau. Servido com batata frita, não tem erro.

As meninas foram de sopa de queijo no pão. Ótimo para um dia frio de Julho. Não estava no cardápio pois era um prato especial de inverno.

Eu petisquei um pão com linguiça blumenau, uma especialidade local que ganhou onome da vizinha famosa e que é uma queridinha em Santa Catarina. Segundo o site Hallo Blumenau “o embutido foi trazido ao Brasil em cerca de 1901 por imigrantes alemães, a receita era especialmente valorizada pois poderia ser estocado com mais facilidade durante as longas viagens marítimas.”

A linguiça que é feita de pernil, toucinho lombar e paleta foi declarada como patrimônio cultural imaterial de Pomerode em 2015, dando a cidade o merecido reconhecimento. Eu adoro o ingrediente que us em um risoto cheio de sabor.

Nós já conhecíamos o lugar de uma viagem que fizemos em 2007. Naquela ocasião, uma viagem sem crianças a uma Pomerode bem menor e menos famosa deixou tantan saudades que voltamos. Desta vez com as crianças, e para uma cidade cheia de atração para todas as idades.

As meninas adoraram o zoológico e o parque dos dinossauros. Essa é uma cidade que vale estar no roteiro de casais, famílias e turmas de amigos.

SCHORNSTEIN CERVEJARIA DA FÁBRICA
Rua Hermann Weege 160, Pomerode, SC, 89107-000
www.schornstein.com.br

1 comentário

RUA HERMANN WEEGE: o coração turístico de Pomerode – Viajando com Sabor · 1 de janeiro de 2021 às 11:03

[…] Ao lado, você pode provar todas as cervejas da marca no restaurante Kneipe Schornestein. Veja o post sobre o restaurante aqui! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *