Como o próprio nome diz esse é um bolo (cake) na frigideira (pan). A massa de panqueca é uma versão leve de bolo que você “assa” em instantes, usando uma chapa quente. Esse é nosso café da manhã de domingo, quando temos tempo de preparar e tomar o café da manhã com calma. Aí vai a receita:
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de manteiga
- 1 e 1/4 de xícara de leite
- 1 colher de chá de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (as vezes eu uso um pouco da integral ou até farinha de aveia)
- 3 colheres de chá de fermento
O preparo da massa é muito simples. Em um vasilha grande coloque os ingredientes um a um mexendo sempre com um batedor fue até ficar uma massa lisinha. Coloque uma frigideira para esquentar um pouquinho em fogo médio, pincele um pouco de manteiga e coloque uma concha da massa no centro. Ela irá formar um disquinho naturalmente. Só vire a panqueca quando a parte de baixo já tiver se soltando sozinha. Para que isso aconteça sem queimar, o fogo tem que estar no médio/baixo. Os dois lados devem estar corados e o meio não pode estar cru.
A panqueca deve ser acompanhada com algum tipo de calda. Vale calda de sorvete, geleia, xarope de maple ou as tradicionais caldas americanas a base de frutose de milho. Eu trago litros de calda quando eu viajo, mas aqui no Brasil, o Karo é o produto similar que eu conheço. Outro acompanhamento que combina muito são as frutas frescas, banana e morango são as nossas preferidas.
0 comentário